quarta-feira, 6 de março de 2013

Aquele do choque cultural


O bacana de ir morar em outro país, é a oportunidade de viver algo completamente diferente daquilo que estamos acostumados no dia dia a dia. Muitas coisas obviamente fogem ao nosso compreendimento, por isso, para fazer um intercâmbio, principalmente como au pair já que você vive na casa de outra pessoa,  é  necessário ter a mente aberta para todo tipo de experiência.


Quando eu escolhi a Suécia eu já sabia que seria como viver em outro planeta e essa perspectiva não me dava medo. A diferença aqui vai bem além da língua, que é medonha by the way, suecos são bichos de outro planeta, coisa de gente bem educada, que recebeu educação de primeira e teve direito a qualidade de vida desde que estava no berço, por isso também não comparo. Não sou dessas que fica "ta vendo, la no Brasil o povo..." La no Brasil o povo foi criado completamente diferente num país que já nasceu no meio de uma bagunça dos infernos. Não estou dando desculpas ao povo, mas alguns fatores a gente simplesmente não pode jogar embaixo do tapete.

Então é  claro que é lindo andar na rua e não ver lixo no chão. E não apenas porque é proibido jogar (nem sei se é  na verdade), mas sueco é  um bicho honesto. Faz tudo certinho. E é uma delicia viver num lugar assim. Mas existem coisas que me fazem sim torcer o nariz e que levei mais tempo para "aceitar como normal", digamos assim:

- Velho e adulto: tudo igual. Idosos ficam na mesma fila que a gente. Não existe atendimento preferencial. No começo me senti culpada, sem jeito, foi difícil entrar no ritmo. Estar sentada e não oferecer lugar, por exemplo, já que aqui ajudar o próximo quando ele não pediu ajuda pode soar grosseiro e a gente nunca sabe como agir.

- Sueco adora fila. Fazem fila em qualquer lugar, mas não são os mais educados na hora de mante-las. Então tem que ficar esperta porque estão sempre cortando fila.

- São os reis da rua. MESMO. Trombam com outras pessoas, nunca olham para frente para ver se alguém escolheu o mesmo caminho e jamais se desculpam.

- Vivem grudados no celular e usam o headset enlouquecidamente. Não é difícil andar pela rua e ver vários suecos "falando sozinhos" e gesticulando como se estivessem falando com seu amigo que esta do outro lado da linha, bem a sua frente.

- A maioria das baladas aqui fecham as 3:00 am (ou ate 1:00 am). A maioria dos bares vai ate 1:00 am. Frustrante.

- Suecos bebem demais. Homens, mulheres. Final de semana o numero de policiais nas ruas dobram e o numero de pessoas largadas ao chão também. Quase como se tivessem uma dupla personalidade. Madrugada nos metrôs suecos é  um caos.

- Eles caçam ursos e veados e o assunto não esta aberto a discussão. Diga isso a eles e ouvira um: Por que a vaca é menos importante que o urso, no seu entendimento?

- A igualdade dos sexos aqui é  levado super a serio, farei um post sobre isso, portanto nada de homens gentis que te ajudam com sacolas no mercado, quando seu dinheiro cai no chão, quando não consegue abrir a porta ou esta carregando peso. Nada de atendimento preferencial nas baladas, bares, em filas de baladas e bares. Nada de dar um jeitinho usando um sorrisinho bobo, quem nunca? Aqui nunca.

E tenho que finalizar o post com algo que me recuso a experimentar: pepino no café  da manhã! 

9 comentários:

  1. Amei esse post Jack...Mas não posso deixar de dizer que fiquei meio assustada! kkkk Espero que me adapte bem :)

    Bjs

    Nathy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nathy,
      Nao tema, é uma delicia experimentar cada uma dessas coisas, mesmo que ás vezes a gente queira torcer o nariz, rendem experiencias engraçadissímas :)

      Excluir
  2. Essa de homens e mulheres serem totalmente iguais me deixa #chatiada às vezes hahahah

    ResponderExcluir
  3. Igualdade entre sexos é assim mesmo! Agora gentileza não tem nada a ver. Você não precisa ser homem/mulher pra ser gentil com as pessoas, ser amigável, avisar se caiu alguma coisa sua, responder se alguém perguntar alguma coisa... Mas é por isso que os suecos estão tão a nossa frente. Eles enxergam muito melhor que nós que mulheres não são um "sexo frágil" e não precisam ser protegidinhas e levar vantagem pra "compensar" a sua "natureza de inferioridade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em algum momento fiz relação entre igualdade dos sexos e gentileza, obviamente existe uma grande diferença e já cheguei a comentar em um post aqui sobre como as pessoas são gentis, homens e mulheres. Então não sei se entendi bem o seu comentário. Alias, nem vou entrar fundo no assunto porque isso eh uma questão de opinião, respeito a sua. Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  4. Quando você diz "nada de homens gentis que te ajudam com sacolas no mercado, quando seu dinheiro cai no chão, quando não consegue abrir a porta ou esta carregando peso". Se isso for verdade, os Suecos precisam aprender ainda essa diferença, pq não tem nada a ver. Mesmo aqui no Brasil eu faço isso pra quem precisar, mesmo sem conhecer, e eu sou mulher, então não tem nada a ver ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui dificilmente vc receberá ajuda se não pedir. Dificilmente alguém vai carregar suas coisas no mercado só pra ser legal. Se eles conseguem carregar, vc tb consegue. Entende o lance da igualdade a que me referi? No Brasil rola muito aquilo de alguns homens ajudarem so pq achou essa ou aquele mais bonita, não ajudam todas. E estou falando de algumas situações homem x mulher. Quando vai alem da gentileza, acho que da pra perceber a diferença. Mas, misturando tudo, li um artigo semana passada sobre as portas em locais públicos. A maioria dos suecos não seguram a porta para a próximo, passa e se tiver alguém bem atras que vai meter o nariz na porta de vidro, eles não estão nem ai. Nao eh como no Brasil, que a gente passa e geralmente desliga a mão devagar, pra que a pessoa atras tenha tempo de segurar a porta também. Nao eh questao de ser gentil ou nao. Geralmente eles pensam, se eu posso fazer e fiz, vc tambem pode. Mas nao estou falando de situacoes gerais, me refiro a homem x mulher apenas. Achei que estava claro.

      Excluir
    2. todavia, esse eh um blog, meu blog que expressa minha opinião a respeito das coisas que vejo aqui, vc nao tem que concordar ou tomar como verdade universal, obviamente nao eh.

      Excluir

Comente!